De acordo com informações fornecidas pelo o Ministério da Saúde, 64 casos estão sendo investigados no Brasil que podem estar relacionados com a hepatite misteriosa que está infectando diversas crianças ao redor do mundo. No total, foram recebidas 76 notificações. Contudo, 12 já foram descartadas. O restante continua sendo investigado pelas autoridades.
E ao menos quinze Estados de nosso país possuem alguma suspeita. No momento, quem lidera é São Paulo, com 24 casos, logo em seguida, Minas Gerais, apresentando 8 casos. Pernambuco também está com 5 casos que devem ser investigados. Os outros Estados apresentam quantidades menores de casos.
Além disso, foi informado que a idade média dos casos suspeitos é de 7 anos. 54% dos casos são meninos, enquanto 46% são as meninas.
Diante do aumento do número de casos, o Ministério da Saúde entrou em ação e realizou uma sala de situação para monitorar todas as ocorrências que são registradas e tentar fazer investigações para descobrir quais são as causas da infecção.
Entre os casos suspeitos da doença, ainda foi relatado que ao menos duas crianças irão precisar passar por algum tipo de transplante de fígado.
Uma adolescente de 14 anos precisou do transplante e recebeu um novo fígado neste último dia 20, após passar quatro dias internada em uma unidade de saúde da região de Recife.
Alguns cientistas estão cogitando que a hepatite misteriosa pode ter ligação com a pandemia da COVID-19.