Algumas mudanças no período menstrual podem indicar que há algo de errado com a saúde da mulher.
Geralmente o período menstrual dura entre três e oito dias, com uma média de cinco dias na maioria dos casos.
O fluxo menstrual, ou seja, a quantidade de sangue durante o período da menstruação depende de cada mulher, mas segundo a médica Bella Todd, o habitual é que fique entre cinco e doze colheres de chá.
Para o jornal britânico ‘The Sun’, Bella Todd, afirmou que em três ocasiões a menstruação pode revelar que há algum problema com a saúde do sistema reprodutor da mulher. Confira:
1 – Dismenorreia
As cólicas menstruais são comuns, mas dependendo da intensidade da dor elas podem indicar que há algo de errado, como por exemplo, endometriose, adenominiose ou fibroses.
Ainda segundo a especialista, as cólicas tendem a aumentar com o passar da idade e que quando as dores passam a interferir na rotina e se tornam insuportáveis é preciso procurar um médico.
2 – Amenorreia
A amenorreia se caracteriza quando a adolescente chega aos 15 anos sem nunca ter menstruado, ou quando a mulher passa mais de três meses sem menstruar mesmo não estando grávida.
3 – Fobroide
Este quadro se dá quando o músculo começa a crescer dentro das paredes do útero, neste caso o aumento pode chegar ao tamanho de um melão.
“Aos 50 anos, mais ou menos na época da menopausa, 70% das mulheres vão ter tido fibroide”, explica a médica.
Vale ressaltar que todas as mulheres precisam fazer o exame de prevenção anualmente e que é oferecido gratuitamente pelo SUS.