Um surto de hepatite está assustando diversas pessoas ao redor do mundo, principalmente, por estar atingindo muitas crianças. O surto se iniciou na Inglaterra e agora está se espalhando para outros países.
E de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), já se foram registrados ao menos 228 casos em 20 países. Outros 50 casos ainda estão em investigação.
A hepatite se trata de uma inflamação que afeta o fígado, geralmente, ela costuma ser causada por conta de um abuso de álcool. Nos casos mais extremos, é necessário de transplantes para que a pessoa consiga sobreviver.
Os sintomas mais comuns da doença são os seguintes: fadiga, perda de apetite, náuseas, vômitos, dor abdominal, urina escura, fezes claras e dores nas articulações. Outro sinal que costuma aparecer é a pele amarelada.
No momento, os especialistas estão bastante preocupados por terem notado que um número maior de casos está acontecendo entre crianças, o que não é algo esperado. O que está chamando atenção é que nenhum caso testou positivo para as hepatites que já são conhecidas como A,B,C,D, e E. Se trata de uma origem desconhecida e grave, pois já foram confirmadas.
A principal teoria é que os casos podem estar ligados ao vírus adenovírus, do tipo 41, que é associado a resfriados. Ainda é considerado que o coronavírus pode ter uma influência, a combinação do adenovírus com a COVID-19 pode estar resultando nos casos relatados.
Os fatores ambientais também podem influenciar, como viver em um local com muita poluição.