A premiação do Oscar que acontece anualmente nos Estados Unidos, reuni anualmente os maiores astros do cinema e premia os melhores artistas daquele ano. Não foi diferente na 94ª edição da premiação mas o chamou atenção foi o incidente envolvendo Will Smith e Chris Rock.
Após o humorista Chris Rock fazer uma piada com a esposa de Will Smith, Jada Pinkett, o ator não se conteve e subiu no palco durante a apresentação de Chris para dar um tapa nele. O caso repercutiu o mundo inteiro no dia seguinte ao evento.
Na mesma noite, o ator Will Smith recebeu um oscar por sua atuação no filme “King Richard: Criando Campeãs”, e após o tapa uma grande dúvida surgiu. Será que Will ficará com o oscar após a agressão ao vivo? Qual será sua punição pelo tapa?
Vários dias após o evento, nesta sexta, dia 8 de abril, o presidente da Academia, David Rubin, publicou carta com a penalidade que será imposta a Will pela agressão a Chris Rock.
De acordo com a carta, Will Smith poderá continuar com o prêmio que ganhou este ano, porém, ele está banido da Academia por 10 anos.
Isto significa que Will, apesar de poder concorrer a novos prêmios no futuro, ele está proibido de participar de qualquer evento que seja relacionado com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Veja trecho da carta:
“O Conselho decidiu, por um período de 10 anos a partir de 8 de abril de 2022, que o Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo, mas não limitado, o Oscar”
Will que era membro da Academia desta 2001, só voltará a aparecer em uma premiação do oscar depois de 10 anos.