Tristeza sem fim! Em razão da situação do país, que não possui previsão de solução, um zoológico ucraniano tomou a dura decisão de sacrificar seus animais. Milhares de animais serão mortos por conta da Guerra iniciada pela Rússia.
A decisão foi anunciada e ressalta a necessidade de que esses animais sejam resgatados. A direção do Zoológico afirma que esta chegando em um cenário onde vão faltar opções e pede ajuda internacional para preservar a avida dos animais.
Alexander Feldman emitiu um comunicado esclarecendo a situação e expondo os fatos. O zoológico em questão abriga mais de 6 mil animais e, nesse momento, a grande preocupação são os predadores de maior porte, como leões, tigres e ursos.
O maior problema são os grandes predadores. Seus cercados milagrosamente ainda mantêm sua integridade, mas se mais um bombardeio ocorrer, leões, tigres e ursos, perturbados pelo medo, podem ficar livres e ir para a cidade ou para aldeias próximas. Não podemos permitir isso.
O zoológico fica na cidade de Kharkiv, uma das que mais sofre com os bombardeios russos. Em 17 de março, dois orangotangos e chimpanzés foram mortos em bombardeios; jà no dia 19, nove veados morreram e 20 fugiram.
Nesse momento, o zoológico teme continuar sendo alvo de bombardeios e colocar em risco a vida de moradores de aldeias vizinhas. Além disso, a alimentação e manutenção dos animais também é motivo de preocupação a longo prazo, caso a guerra continue.