Um caso, no mínimo curioso, aconteceu com uma mulher que precisou ser internada nos Estados Unidos depois de apresentar sintomas como fraqueza, falta de ar e também um sintoma nada comum: a moça estava ficando com a pele azulada.
Os médicos ficaram impressionados ao descobrirem que o sangue da mulher também estava azul. A mesma recebeu o diagnóstico de metahemoglobinemia. Isso acontece por causa da inibição da enzima que é responsável pela redução e oxidação do sangue.
O problema é provocado quando o principal elemento da hemoglobina, que é o ferro, está alterado, provocando assim a mudança na cor do sangue.
O fato não é muito comum, os médicos fizeram exames para descobrir o nível de oxigênio no organismo da mulher, que estava em 67%. O considerado normal é sempre acima de 90%.
Aderson Araújo, hematologista, disse que casos como o desta mulher, não havendo pressa no atendimento, podem ser fatais. De acordo com as explicações de Araújo, quando acontece o fato do sangue ser oxigenado nos pulmões, mas não chegar aos tecidos, isso resulta em um choque cianótico e o paciente pode morrer.
O problema da mudança de cor no sangue da mulher pode ter sido provocado pelo uso de benzocaína. De acordo com os médicos, algumas substâncias podem alterar a cor do sangue, como aconteceu com esta paciente. Ela havia tomado o medicamento para controlar a dor de dente.