Um jovem descobriu um tumor em seu cérebro da maneira mais curiosa. Um sintoma que parecia inofensivo o acometeu por meses até que ele decidiu buscar ajuda. Certos tipos de tumores, especialmente aqueles encontrados na região do cérebro, podem ter os mais variados tipos de sintomas.
No caso deste jovem, o sintoma que lhe acometeu foi um soluço persistente, que se recusava a passar. Soluços estão relacionados a este tipo de ocorrência em razão da maneira como o tumor afeta o cérebro.
Por mais de quatro meses o jovem sofreu com soluços constantes até que decidiu buscar ajuda. Inicialmente os exames aos quais ele foi submetido não apresentaram nenhuma alteração. Somente quando uma tomografia de seu cérebro foi feita é que foi descoberto o tumor.
Se tratava de um glioma pontino difuso que é um tipo de tumor que se localiza no tronco encefálico. De acordo com o site da Sanarmed, o tronco encefálico é a parte mais caudal do encéfalo. É composto pelo mesencéfalo, pela ponte e pelo bulbo. Interpõe-se entre a medula e o diencéfalo e localiza-se ventralmente ao cerebelo.
Tumores podem ser malignos, quando têm propensão a se espalhar pelo corpo, ou benignos, quando este risco é pequeno ou inexistente. O tumor que surgiu no cérebro deste paciente veio acompanhado de um caso leve de hidrocefalia.
A hidrocefalia é caracterizada pelo acúmulo de líquidos entre o cérebro e o crânio e pode levar a uma série de complicações.