Um verdadeiro massacre aconteceu em uma arena de ‘rinha’ de galos na noite do último domingo (27), e segundo as primeiras informações apuradas pela polícia pelo menos 20 pessoas morreram no ataque.
Várias pessoas estavam na arena de ‘rinha’ de galos, atividade ilegal que acontecia na cidade de Michoacán, localizada no oeste do México.
Autoridades locais afirmaram que o massacre foi promovido por gangues rivais do crime organizado que atua na região, além das ‘rinhas’ o local onde aconteceu o ataque também era usado para shows e bailes populares promovidos pelos criminosos que dominam o território.
“Dezenove corpos sem vida (16 homens e 3 mulheres), que apresentavam ferimentos provocados por armas de fogo”, informou as autoridades locais. Um homem que foi socorrido com vida acabou falecendo no trajeto para uma unidade de saúde contabilizando até o momento 20 mortos no ataque.
Outras cinco pessoas que ficaram feridas no tiroteio foram socorridas e levadas para vários hospitais da região, não há informações sobre o estado de saúde dos mesmos.
Policiais e peritos trabalharam arduamente no local para liberação dos corpos e no recolhimento de provas encontradas na cena do crime.
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, emitiu uma nota oficial nesta última segunda-feira (28), onde lamentou o ocorrido e ordenou que a polícia se debruce sobre o caso.
O México enfrenta há alguns anos uma onda de violência provocada pelo crime organizado que já deixou cerca de 340 mil mortos no país.