Will Smith continua sendo o assunto nas redes sociais depois do tapa dado no rosto de Chris Rock durante a premiação do Oscar na noite de ontem. Chegou a ser especulado que Will corria o risco de perder a estatueta de melhor ator, ganha minutos depois do tapa.
Diante de tantas reações, a própria Academia do Oscar decidiu se manifestar. Ontem, a Academia já havia emitido nota repudiando toda forma de violência. Agora, a Academia formalizou a abertura de uma “revisão”.
“Iniciamos oficialmente uma revisão formal em torno do incidente e exploraremos outras ações e consequências de acordo com nossos Estatutos, Padrões de Conduta e lei da Califórnia”, diz uma nota da Academia enviada à imprensa.
É pouco provável que Will vá perder sua estatueta de melhor ator, ganha pelo seu incrível desempenho como Richard Williams nos cinemas. No entanto, ele deve ser penalizado de alguma forma.
Segundo o departamento de polícia local, Chris Rock não formalizou denuncia contra Will. Sendo assim, o ator não deve responder criminalmente pelo ocorrido, mas deve ser penalizado pela própria Academia.
Uma das apostas da mídia do país é a exclusão de Will da filiação. Isto é, como ganhador da estatueta, Will passou a ter afiliação à Academia. Dessa forma, ele, dentre outras coisas, poderia votar em edições futuras.
No entanto, é possível que ele tenha a afiliação suspensa em função do episódio de agressão. A confirmação deve ser dada nos próximos dias.