O medicamento popularmente conhecido como ‘Paracetamol’ é um analgésico e antitérmico amplamente usado pela população mundial.
Embora possa parecer que se trata de um remédio inofensivo, é preciso lembrar que todo tipo de medicamento oferece riscos de efeitos colaterais.
Vale ressaltar que até mesmo o ‘Paracetamol’ só deve ser ingerido com prescrição médica.
O ‘Paracetamol’ geralmente é receitado para o tratamento coadjuvante em diversos tipos de enfermidades, como por exemplo, dores de cabeça, alergias e no caso de diagnóstico da dengue.
Entretanto, de acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a ingestão de doses incorretas do ‘Paracetamol’ pode causar doenças graves e efeitos adversos, como por exemplo, hepatite medicamentosa (inflamação do fígado) e até mesmo a morte.
Por isso o correto é tomar o medicamento de acordo com a orientação médica e com o que diz a bula do ‘Paracetamol’.
Existe um grupo de pessoas que não devem fazer o uso do Paracetamol, pois caso o façam, podem colocar sua vida em risco. Será que você está neste grupo e não deve usar ‘Paracetamol’?
Veja quem não deve usar ‘Paracetamol’:
- Mulheres grávidas;
- Pessoas com doença renal;
- Pessoas com hipersensibilidade;
- Pessoas com lesão hepática, incluindo as que recebem drogas hepatotóxicas.
Estes dados são provenientes de um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), e devem ser levados em consideração por todos aqueles que fazem parte do grupo citado acima.