Você já se perguntou o que uma pessoa sente no momento que está morrendo? Sem dúvida essa é uma das maiores dúvidas e mistérios de toda a nossa existência. Mas a ciência tem algo a dizer sobre esse assunto e você descobrirá os detalhes reveladores nesta pauta.
Todos nós temos curiosidade ou sentimos medo quando se fala em morte, por conta disso, muitos estudos e pesquisas foram feitas para tentar esclarecer sobre o assunto.
Segundo a ciência, a pessoa morre quando sofre uma parada cardiorrespiratória ou quando o sangue para de circular pelo corpo, fazendo com que o cérebro pare de funcionar, assim é decretado a morte encefálica.
Para tentar entender melhor sobre a hora da partida, os estudiosos ouviram relatos de pessoas que passaram pela experiência de quase morte.
De acordo com os relatos, ninguém mencionou que sentiu dor e a maioria diz ter visto uma pessoa falecida ou uma luz branca, outras pessoas disseram que foram tomadas por um sentimento bom, de paz e calmaria enquanto outras relataram a sensação nada agradável de ver o espirito saindo do corpo.
Mas enfim, o que a ciência tem a dizer sobre o que sentimos na hora da morte?
Uma pesquisa publicada no New England Journal of Medicine acompanhou de perto mais de 600 pessoas em seus últimos momentos de vida em diversas UTIs em vários países e obteve o resultado mostrando que 14% dos pacientes tiveram oscilação cardíaca após o pulso ter parado.
Com isso, a ciência entende que a morte não é apenas um desligamento do espirito e do corpo mas sim uma passagem. Outro ponto relatado pelos estudos é de que as pessoas que morrem em decorrência de asfixia, infarto, acidentes e incêndio não tem como não sentir dor.
De acordo com os estudos a única morte sem dor é aquela que ocorre enquanto a pessoa está dormindo, pois assim o corpo simplesmente “desliga” e o cérebro da vítima não tem tempo para assimilar a sensação de dor.
Vale dizer que o importante é aproveitar cada instante da vida e buscar não se martirizar e angustiar pensando em como será a hora da partida.