De acordo com as informações de especialistas da saúde, o sopro no coração pode surgir em qualquer idade, inclusive nos primeiros anos de vida e acontece sem que a pessoa tenham qualquer outro tipo de doença.
O sopro no coração acontece quando surge a turbulência durante a passagem do sangue pelo coração, nos bebês e nas crianças é comum acontecer a doença por conta das estruturas do coração que ainda estão se desenvolvendo. Nesses casos, o sopro no coração costuma desaparecer ao passo que a criança vai crescendo.
Porém, quando o sopro no coração vem acompanhado de sintomas como falta de ar, mãos roxas, palpitação, dificuldade para se alimentar, o medico deve ser procurado com a maior brevidade possível. O sopro no coração não é considerado grave mas pode levar o paciente a uma mesa de cirurgia.
Graus do sopro no coração
- Grau 1: nesse grau, o sopro cardíaco costuma ser muito silencioso podendo ser auscultado somente por um médico.
- Grau 2: nessa classificação a doença é facilmente identificada quando o médico faz a auscultação sobre um determinado local;
- Grau 3: o terceiro grau diz respeito a um sopro moderadamente alto;
- Grau 4: nesse grau o sopro cardíaco faz um barulho um pouco mais alto;
- Grau 5: já aqui, além do sopro fazer um barulho mais alto que os anteriores, ele ainda surge associado à sensação de vibração na local onde fica o coração;
- Grau 6: no grau 6, o sopro pode ser ouvido de forma mais ampla e mais fácil, até mesmo ao encostar o ouvido no peito.