O câncer de próstata é o terceiro tipo de câncer mais comum entre os homens, sendo superado apenas por ocorrências da doença no pulmão e no intestino. Segundo pesquisas feitas nos Estados Unidos, um sexto da população masculina irá desenvolver este tipo de câncer ao longo da vida.
Contudo, o câncer de próstata não está entre os mais letais, sendo que apenas um entre cada 35 homens morre em decorrência da doença. De todas as mortes provocadas pelo câncer no público masculino, apenas um décimo são causadas pelo câncer de próstata.
A hiperplasia prostática benigna é uma condição que define o aumento de tamanho da próstata que acontece de forma natural e benigna à medida que o homem envelhece. O canal da uretra, que conduz a urina para fora do corpo, passa por dentro da próstata.
Quando a próstata aumenta de tamanho é comum que este aumento cause dificuldades para urinar, que é uma queixa comum entre homens com idade superior a 50 anos. Isso acontece justamente pelo fato de a uretra passar pela próstata.
A próstata é responsável pela produção dos líquidos e nutrientes que fazem parte do esperma. As secreções produzidas na próstata se juntam aos espermatozóides produzidos nos testículos e são eliminadas pelo corpo no momento da ejaculação.
Confira a seguir os principais sintomas do câncer de próstata:
- Perda de peso inexplicável e contínua.
- Dor nos ossos ou articulações que prejudicam brincadeiras e atividades.
- Dores de cabeça acompanhadas de vômito
- Aumento de volume na barriga.
- Cansaço constante e palidez, anemia.
- Febre persistente e com origem indeterminada ou desconhecida.
- Infecções frequentes e baixa imunidade.