Depois de passar pela bancada do Jornal Nacional durante o rodízio de apresentadores em forma de homenagem ao aniversário do principal telejornal da Rede Globo, o jornalista Philipe Lemos optou por abandonar uma carreira de mais de 16 anos na TV Gazeta, afiliada capixaba da emissora carioca, para se aventurar no universo da política. O seu intuito é se candidatar como deputado federal já nas próximas eleições.
As informações relativas à desistência de Philipe Lemos de sua carreira na Rede Globo para entrar à política foram inicialmente divulgadas pela colunista Letícia Gonçalves em seu blog de política em A Gazeta. Posteriormente, em entrevista concedida para o portal Splash, do UOL, o jornalista disse que, até o momento, não está filiado a nenhum partido político, tendo em vista que o fato de estar vinculado contratualmente à emissora de televisão vetava tal conduta de acordo com as leis do sistema eleitoral brasileiro.
Por meio de seu perfil nas redes sociais, a TV Gazeta informou a decisão do jornalista em abandonar a emissora para adentrar à vida política. “Nesta terça-feira (08), ele comunicou aos colegas a intenção de ingressar na vida política, e Rafaela Marquezini seguirá como titular do telejornal”, diz um dos trechos do comunicado aos telespectadores.
Ver essa foto no Instagram
Na sequência, a emissora de televisão recordou do documento que veta a possibilidade de pessoas ligadas ao jornalismo e à imprensa de lançarem candidaturas políticas enquanto ainda estejam contratadas.