A diabetes é uma doença que afeta a capacidade do corpo de metabolizar o açúcar presente no sangue. O açúcar em excesso provoca toxicidade no sangue e pode danificar veias e artérias, levando a uma série de sintomas.
Um dos sintomas mais nefastos da diabetes, que aparece quando os níveis de glicose no sangue estão descontrolados por um grande período de tempo é o aparecimento de úlceras nos pés.
O aparecimento de úlcera nos pés está ligado ao dano causado às artérias pelo excesso de açúcar no sangue. Conforme as veias ficam mais fracas e desgastadas, o abastecimento de sangue aos tecidos vai sendo prejudicado e eles começam a morrer por falta de oxigenação.
Além dos problemas circulatórios, a falta de insulina provoca perda na elasticidade da pele, o que pode agravar ainda mais as lesões e feridas, configurando uma condição conhecida como pé diabético.
O pé diabético, quando não tratado, pode piorar de condição, fazendo com que as úlceras evoluam para a necrose, que é a morte progressiva de tecidos corporais. Quando se está com suspeita de pé diabético é imprescindível a procura de ajuda médica, pois se o tratamento adequado não for feito, a doença pode levar a amputação.
Os sintomas de pé diabético são:
- Fraqueza nas pernas;
- Sensação de formigamento frequente;
- Queimação nos pés e tornozelos;
- Dormência nos pés;
- Dor e sensação de agulhadas;
- Perda da sensibilidade nos pés.
O tratamento envolve o uso de antibióticos tópicos e por ingestão, e também envolve a manutenção adequada da diabetes para que o problema não se agrave.