Você sabia que os detalhes de suas fezes podem indicar muito sobre como anda a saúde do seu corpo. Apesar de para muitos não parecer uma informação relevante, para a ciência significa fatos importantes.
Um dos detalhes que são capazes de dar informações sobre a saúde dos seres humanos é se o cocô afunda ou boia na água. Segundo a ciência, a maioria vai para o fundo do vaso, pois acabam sendo mais densas do que a água por serem formadas por fibras, produtos da digestão e restos alimentares.
Entretanto, há momentos em que as fezes ficam boiando na água. A explicação para isso é que existem alimentos que produzem bolhas de gases no bolo fecal, como doces, feijão, repolho e brócolis, fazendo com que ele fique boiando no vaso antes de ser enviado descarga abaixo.
Além disso, outro fator que faz com que o cocô flutue é o excesso de gordura. Mas afina, o que isso diz sobre a saúde?
Quando as fezes boiam, pode significar que o indivíduo está com problemas nos fígado, intestino e pâncreas. Chamada de doença celíaca, essa condição costuma ocorrer em indivíduos que tenha intolerância a glúten e um dos sintomas é o cocô flutuando na água.
Mas não é preciso se precipitar e se preocupar logo de cara. Antes de tirar qualquer conclusão, procure um médico especialista para falar sobre a situação e, se preciso, ele indicará exames para detectar se de fato há algo errado com sua saúde.