Depois dos polêmicos áudios vazados na última sexta-feira (5), o deputado estadual Arthur do Val, mais conhecido como Mamãe Falei, desistiu de se candidatar para o governo do estado de São Paulo. A decisão foi tomada neste sábado (5) logo após o desembarque ao Brasil após viagem à Ucrânia, epicentro do conflito armado contra a Rússia, por meio de seus perfis nas redes sociais.
O político, que assumiu a autoria das declarações, disse que suas falas são incorretas e lamentáveis, sendo que nenhuma mulher, independentemente de sua nacionalidade, merece ser tratada desta maneira. Além de pedir perdão, retirou a sua candidatura ao governo do estado de São Paulo, dizendo que o seu grupo político não merece ser alvo de críticas e ataques por conta de suas irresponsáveis declarações.
Nos áudios vazados, Arthur do Val diz que as mulheres da Ucrânia, por serem pobres, seriam fáceis de pegar. Além disso, fez comparações entre as filas de refugiadas, que tentam em desespero deixar o palco da guerra, com as filas das melhores baladas brasileiras, fazendo menção à beleza das jovens da região Leste da Europa.
Na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), há um movimento com o intuito de cassar o mandato do deputado estadual por quebra do decoro parlamentar. Além disso, informações publicadas pelo portal Metrópoles indicam que o Podemos, partido do qual é filiado, espera que Mamãe Falei antecipe a sua saída voluntária a fim de que seja dispensado um processo para a sua expulsão do partido.