Existem pessoas que têm alergia à camisinha, seja ela causada pelo látex, por componentes do lubrificante ou do espermicida contidos nos preservativos. Existem ainda as camisinhas com aroma, cor ou sabor que adicionam ainda mais à lista de componentes que podem despertar uma alergia.
Quem sofre de alergia a preservativos poderá notar após uma relação sexual uma vermelhidão no local de contato com a camisinha, além de coceira e inchaço.
Se você suspeita que tem alergia a preservativos, deve se consultar com um ginecologista, urologista ou alergologista. Após a consulta poderá ser realizado o teste de alergia, e será indicado o uso de preservativos feitos de outros materiais.
Caso as reações alérgicas ocorram com grande intensidade pode ser prescrito o uso de antialérgicos, anti-inflamatórios ou mesmo de corticoides para os casos mais sérios.
Sintomas da alergia à preservativos:
- Coceira e inchaço nas partes íntimas;
- Vermelhidão na pele;
- Descamação na pele da virilha;
- Espirros constantes;
- Olhos lacrimejando;
- Garganta com sensação de estar arranhando.
Estes sintomas podem se apresentar de maneira imediata ou levar de 12 a 36 horas para se manifestarem, o tempo de reação bem como a duração da reação alérgica variam de pessoa para pessoa. Existem casos em que a alegria só aparece após muito tempo fazendo o uso do preservativo.
Em casos extremos a pessoa que tem alergia pode sofrer um choque anafilático se entrar em contato com a substância alergênica, sendo necessário nesse caso que se procure imediatamente o auxílio médico.