Uma fratura exposta ocorre quando uma lesão ou impacto faz um osso se partir, o que geralmente danifica os tecidos moles ao seu redor, sendo que o osso pode romper a pele e ficar exposto ao ambiente exterior.
Quando uma fratura óssea caracteriza uma fratura exposta, o risco de infecção é maior pois esta pode atingir o interior dos ossos.
Confira agora o passo a passo que você deve seguir para fazer os primeiros socorros em uma fratura exposta:
- Chame uma ambulância, disque 192;
- Explore a região da lesão;
- Eleve a zona afetada acima do nível do coração;
- Cubra o local com panos limpos ou uma compressa esterilizada, se possível.
IMPORTANTE:
- Tente imobilizar as articulações que se encontram antes e depois da fratura, utilize talas improvisadas com hastes de metal ou de madeira depois de envolver os pontos de contato com algum pano.
- Verifique se o ferimento está sangrando muito. Se este for o caso, faça leve pressão no local utilizando um pano limpo, de preferência esterilizado. Não se deve fazer pressão exagerada nem amarrar faixas e panos com muita pressão pois isso pode estrangular o local e piorar a situação do ferimento.
- Em hipótese alguma tente colocar o osso de volta no lugar, pois pode danificar os tecidos moles ainda mais e agravar a fratura. No pior dos casos, tentar recolocar os ossos no lugar pode danificar tecido nervoso e causar sérias sequelas.
A principal complicação de uma fratura exposta é a chance de infecção do interior do osso por vírus ou bactérias. Se isto acontecer e não for tratado, a infecção pode avançar pelo osso o comprometendo por inteiro, o que pode levar a necessidade de amputação.