A hidradenite é uma doença inflamatória crônica que se caracteriza pela inflamação de uma estrutura presente no corpo humano chamada folículo piloso, de onde são criados os pelos corporais e faciais.
Como dito anteriormente trata-se de uma doença crônica, ou seja, ela tem períodos de piora de melhora e é também redicivante, o que significa que mesmo com a melhora do quadro crônico da doença ela ainda assim pode voltar a causar inflamações.
A hidradenite ficou popularmente conhecida como acne inversa, embora os nomes corretos sejam hidradenite, hidrodenite ou hidrosadenite supurativa.
Os principais sintomas da hidradenite são:
- Surgimento de espinhas e furúnculos de repetição nas partes do corpo onde há dobras;
- Formação de abcesso;
- Drenagem de secreção.
As causas da hidradenite permanecem um mistério para os cientistas, embora alguns estudos tenham sido feitos a respeito. Tendências genéticas parecem estar ligadas a esta doença o que indica que, se você tem hidradenite, alguém mais em sua família teve ou vai ter a doença também. Estar acima do peso e o tabagismo são fatores de risco para a hidradenite.
Apesar de a hidradenite poder se manifestar tanto em homens quanto em mulheres, a doença é três vezes mais comum em mulheres do que em homens. Ela pode surgir na adolescência ou em pessoas na faixa etária entre 20 e trinta anos.
Antibióticos e descamativos tópicos geralmente são indicados ou prescritos para o tratamento da hidradenite, e é necessário também que se faça a manutenção do sobrepeso e que se interrompa o contato com o cigarro.