A Ucrânia vive tempos de incerteza e medo com a guerra iniciada pela Rússia. O país esta sendo invadido, bombardeado e vive um período que ha anos a Europa não via. São milhares de civis deixando o país e outros se unindo ao exército.
A internet é um dos caminhos para se manter informado, mas é preciso cuidado. Como em muitas outras situações, ao mesmo tempo que a internet serve para informar, muitas pessoas se aproveitam para disseminar informações falsas. É preciso atenção.
Sobre a guerra, muitos videos e imagens de outros lugares, contextos e anos estão sendo compartilhados como se fossem atuais e acontecidos na Ucrânia. Algumas dessas imagens chegaram a viralizar nas redes.
A imagem acima, por exemplo, tem sido amplamente compartilhada como se tivesse sido registrada na Ucrânia. A legenda afirma que se trata de uma criança ucraniana enfrentando um soldado russo, mas essa informação é falsa.
O vídeo, no entanto, foi filmado na Palestina, em 2012. Ahed Tamimi reagia a soldados israelenses logo depois da prisão de seu irmão, um jovem palestino. No twitter, a imagem é sinalizada como “fora de contexto”, mas no tik tok a imagem é compartilhada sem alerta.
Este é apenas um exemplo de como as informações podem parecer verdadeiras, mas serem falsas. Existem muitas agências especializadas em confirmar fatos e desmentir mitos, então é sempre recomendado pesquisar em outras fontes as informações que você recebe ou vê nas redes sociais.