A moleira é uma falha natural nos ossos do crânio de recém-nascidos, e existe para que a cabeça da criança possa passar com mais facilidade durante o parto. Ela não é motivo de preocupação e só deve ser examinada por médicos se não se fechar até os 18 meses de idade.
Os humanos evoluíram para ser bípedes e com isso a cintura das mulheres se tornou cada vez mais estreita. Ao mesmo tempo, o cérebro humano aumentou drasticamente de tamanho, o que tornou o parto humano um dos mais complicados da natureza.
É por esta razão que os recém-nascidos humanos são tão indefesos e dependentes de seus pais, sendo incapazes de se defender, se alimentar e fazer basicamente qualquer outra coisa sem a ajuda de seus progenitores.
Quando nascemos, nosso cérebro ainda não se formou completamente e o espaço cedido pelas moleiras permitirá um crescimento rápido desta parte do corpo. Se as moleiras de seu bebê estão muito fundas, no entanto isto pode indicar que a criança está desnutrida ou desidratada.
Causas da moleira funda:
1. Desidratação
A desidratação é um grande risco para recém-nascidos pois o corpo deles é muito pequeno e eles sofrem efeitos mais severos com ela. Se o caso for desidratação você deve atentar para:
- Pele e lábios secos;
- Fraldas mais secas que o normal;
- Olhos afundados, urina forte e escura;
- Choro sem lágrimas;
- Sonolência;
- Respiração rápida.
2. Desnutrição
A desnutrição é igualmente perigosa e pode atrasar o desenvolvimento do bebê. Os sintomas de desnutrição são:
- Diarreias frequentes;
- Falta de apetite;
- Alterações na cor da pele e no cabelo.