Todo mundo sabe a importância de se manter uma higiene bucal adequada para evitar problemas futuros. Mesmo assim, muitos brasileiros sofrem de problemas ligados à má higiene oral, chegando à terceira idade sem alguns ou vários dentes.
Este tipo de problema pode ser evitado não só escovando bem os dentes e fazendo o uso de fio dental, mas também visitando regularmente o dentista. A ida ao dentista pode evitar problemas e até mesmo reverter alguns deles com tratamentos específicos para cada caso.
O tratamento de canal é uma das soluções que o dentista pode oferecer, sendo muito comum entre os brasileiros. Ele é utilizado para a reparação de cáries profundas e fraturas dentárias e pode ser a solução para terríveis dores de dente.
Durante o tratamento de canal é realizada a remoção da polpa inflamada e se faz o combate à infecção presente no local. A polpa trata-se de uma região no interior do dente composta por tecido mole onde estão presentes vasos sanguíneos e inervações.
Lesões nesta parte do dente costumam ser muito doloridas pela profundidade e presença de inervações. A polpa começa na coroa e vai até a ponta da raiz penetrando a inervação da mandíbula.
O tratamento de canal dói?
Esta é uma dúvida comum a respeito deste tipo de tratamento. A resposta é que este procedimento geralmente não é mais doloroso que uma reparação comum, exceto pelos casos em que o canal é muito profundo, ocasião em que remédios para a dor e anestesias não costumam funcionar muito bem.