A ofensiva russa contra a Ucrânia entra no seu sexto dia de ataques às principais cidades ucranianas. Durante a manhã desta terça, dia 1 de março, uma grande explosão na segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, foi gravado por câmeras de vigilância.
O prédio atingido pelo míssil russo pertence ao governo ucraniano e a explosão do artefato deixou, de acordo com a rede de televisão CNN, pelo menos 10 mortos e 35 pessoas feridas.
Essa explosão no prédio governamental aconteceu por volta das 8h do horário local de Kharkiv(3h da manhã no Brasil). Além do prédio, todo o arredor ficou destruído. Pelas imagens é possível ver que carros estavam trafegando em frente ao prédio no momento da explosão.
Através das redes sociais, o assessor do Ministério do Interior ucraniano, Anton Herashchenko informou após a explosão que: “Os escombros estão sendo removidos e haverá ainda mais vítimas e feridos”.
Além do assessor do ministério, o próprio presidente da Ucrânia se pronunciou sobre o ataque ao prédio que fica na praça central de Kharkiv classificando o ataque como terrorista. O presidente Zelensky deu a seguinte declaração.
“O fogute na praça central de Kharkiv é um terror aberto e descoberto. A Rússia é um estado terrorista. Ninguém vai perdoar. Ninguém jamais esquecerá”.
Veja o momento exato em que câmera capta o prédio sendo atingido pelo míssil russo:
🚨 Explosão atinge sede do governo de Kharkiv, na Ucrânia.
Cidade é a segunda maior do país. Ataque foi registrado por volta das 3 da manhã, no horário de Brasília. pic.twitter.com/1vPLpfs5kc
— Metrópoles (@Metropoles) March 1, 2022
O vídeo abaixo mostra a devastação que o míssil causou no prédio e nos arredores:
O dano causado pelo míssil lançado pela Rússia que hj de manhã devastou a praça central de Kharkiv, a sede do governo local. A Rússia continua a campanha de bombardeio contra alvos civis na cidade, provavelmente uma preparação p/um ataque em larga escala. pic.twitter.com/8VNMyJD5L1
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) March 1, 2022
Algumas horas após este ataque a Kharkiv, Rússia informou que irá iniciar ataque a Kiev e pediu para moradores de afastarem. Imenso comboio está prestes a entrar na cidade.