A manhã desta quinta-feira, dia 24 de fevereiro, pegou todos os brasileiros de surpresa já que acordaram com a notícia da invasão da Ucrânia pela Rússia. O início da ofensiva aconteceu no final da noite de quarta, horário de Brasília, porém só começou a ser noticiado durante a madrugada.
A Rússia invadiu o país vizinho com um grande contingente militar, segundo informações, há cerca de 4 soldados russos para cada soldado ucraniano.
Na tentativa de equiparar o número de contingente o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensy fez um pronunciamento convocando “todos os que puderem” se alistar e se juntar às forças armadas ucranianas para combater os invasores.
“Esteja pronto para defender seu país nas praças e cidades”, disse Zelensky no pronunciamento.
Logo após este pronunciamento, diversos postos de alistamentos foram instalados em várias cidades da Ucrânia. Nesta quinta, se observava filas em vários desses postos.
🇺🇦⚡️🇷🇺 Mobilization of fighters is underway in Kiev. #Ukraine pic.twitter.com/6n7nScEbV0
— Ali Özkök (@Ozkok_A) February 24, 2022
E uma das cenas que está comovendo o mundo pelas redes sociais foi a despedida entre um pai e sua filha que aparentemente estava sendo evacuada para longe das zonas de conflito.
O presidente Zelensky instituiu nesta no início da noite desta quinta, horário de Brasília, o alistamento obrigatório para todos os homens ucranianos com idades entre 18 a 60 anos de idade.
Veja abaixo o vídeo que está emocionando as redes sociais:
🚨VEJA: Pai ucraniano se despedindo da filha, enviando ela para uma zona de segurança pic.twitter.com/iQroDuHuAx
— CHOQUEI (@choquei) February 24, 2022
Além disso, o presidente pediu que voluntários se apresentassem para diversos serviços no país e pediu para os ucranianos doassem sangue para abastecer o estoque do país.