Após várias semanas de crescente tensão envolvendo a Rússia e a Ucrânia, no início da madrugada desta quinta-feira, dia 24 de fevereiro, o presidente da Rússia Vladimir Putin autorizou uma operação especial em Donbass, que fica na região leste da Ucrânia.
A região de Donbass é predominantemente separatista e possuem o apoio da Rússia. Há apenas alguns dias, Putin declarou que a região era independente. Além de Donbass, a região de Luhansk também tem predominância separatista.
Nessas duas regiões separatistas, os dois chefes das autoproclamadas Repúblicas Popular de Donetsk e Luhansk, solicitaram ajuda à Rússia para combater o que dizem ser “agressões das forças ucranianas”.
Em um pronunciamento há pouco, o presidente Putin disse que: “os conflitos entre a Rússia e as forças ucranianas são inevitáveis, é apenas uma questão de tempo”.
Neste meio tempo já se começou a ouvir diversas explosões pela Ucrânia. Muitas dessas explosões e tiros foram gravados por moradores, repórteres e câmeras de vigilância.
No vídeo abaixo, um reporter de uma emissora americana ouve os primeiros tiros e explosões e corre para colocar seu colete à prova de balas:
🇺🇦 Putin declara guerra à Ucrânia.
Equipe da CNN Americana registrou o momento exato de explosões na Capital Kiev pic.twitter.com/uNu0OKhALK
— Elisa Brom (@brom_elisa) February 24, 2022
Já neste vídeo uma câmera capta as primeiras explosões perto da capital do pais, Kiev:
Multiple large explosions on the Kharkiv skyline cam. pic.twitter.com/nn7OM5L2sZ
— Alejandro Alvarez (@aletweetsnews) February 24, 2022
No próximo vídeo, a cobertura do canal “TickerNews” é possível ouvir tiros que estão sendo trocados entre as forças ucranianas e as forças russas e separatistas que estão entrando em confronto:
🚨AGORA: Exército da Ucrânia e da Rússia entrando em confronto pic.twitter.com/YRpsvnJAEW
— CHOQUEI (@choquei) February 24, 2022
Agora há pouco o presidente dos Estados Unidos se pronunciou dizendo que a Rússia vai pagar por tudo o que está fazendo e que o mundo responsabilizará Putin.