Neste final de semana, a Defesa Civil informou que há chuvas de potencial risco por vir em Petrópolis. As sirenes da cidade, que fica situada na região serrana do Rio de Janeiro, foram acionadas às pressas.
O local foi vítima de uma grande catástrofe no último dia 15. Muitas família ficaram desabrigadas depois que o alto volume de água e lama atingiu quase todos os bairros de Petrópolis e fez com que casas foram derrubadas e arrastadas.
Veículos foram levados na forte correnteza, que também levou dezenas de pessoas. Mais de 150 vítimas fatais foram confirmadas e dezenas de outras pessoas ainda estão desaparecidas.
Diante da situação, o prefeito Rubens Bomtempo decretou situação de calamidade pública há alguns dias. Diversas famílias ainda estão tendo dificuldades para receber os corpos de seus entes no IML.
Até o momento não foi divulgada a identidade de todos os mortos na tragédia e a cada dia a Defesa Civil informa novas vítimas fatais.
Estael Sias, meteorologista da MetSul, informou que as chuvas em Petrópolis devem durar pelo menos 10 dias seguidos, sem trégua para os moradores da cidade.
Armin Braun, diretor do diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, afirma que a população deve ser alertada sobre os riscos e que devem ser feitas orientações para que a população da cidade saiba como agir em casos de outros desastres como os da semana passada, que tanto provocou dor e tristeza.