Uma jovem afegã está sendo tratada como heroína nas redes sociais, depois de enfrentar extremistas do Talibã que mataram seus pais. A jovem utilizou um fuzil AK-47 para matar três integrantes e ferir vários outros do grupo extremista.
Segundo informações, os talibãs foram até a casa onde moravam os pais da jovem, por eles serem apoiadores do governo, e os assassinaram.
A foto da jovem segurando o fuzil se tornou sensação nas redes sociais. Após um primeiro grupo atacar sua família e a jovem e seu irmão de 12 anos reagirem, outros militares chegaram para continuarem o ataque. O conflito só terminou quando outros moradores da região interviram a favor dos menores de idade.
Segundo as autoridades da região, a jovem, que deve ter em torno de 14-16 anos, e seu irmão foram levados para um lugar seguro. De acordo com a imprensa, a cidade de Ghor é um dos lugares mais miseráveis do Afeganistão, é um lugar conhecido por um índice elevado de violência contra mulheres.
A adolescente recebeu muitos elogios nas redes sociais depois do acontecido. Uma internauta publicou no Facebook dizendo que está impressionada com a coragem da jovem, outros disseram que não tem como trazer de volta os pais, mas essa vingança trouxe uma certa paz.
Brasileiros associaram uma música da cantora Rihanna que narra o assassinato de um homem por uma mulher ao fato. Em fevereiro, o Talibã assinou um acordo de paz com os Estados Unidos, mas muitos integrantes do grupo continuam contra o governo afegã.
Mais de 3.000 membros das forças da coalizão morreram no Afeganistão desde 2001. Segundo a ONU, mais de 32 mil civis já morreram nessa guerra. Mais de 40 mil combatentes de oposição foram mortos, de acordo com o Instituto Watson, da Brown University.