A cidade serrana de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, vive uma situação de calamidade total. A cidade foi atingida por fortes chuvas e registrou enchentes, desabamentos e deslizamentos. As imagens tem circulado as redes sociais e causado espanto.
Segundo informações da Defesa Civil, choveu mais que o esperado para todo o mês de fevereiro, com o índice superando o número de 250 milímetros. Segundo informações da Defesa Civil, mais de 49 ocorrências foram registradas.
A cidade possui um sistema de sirenes que disparam para alertar sobre riscos. Ainda segundo informações da Defesa Civil, todas as sirenes foram ativadas para alertar a população sobre os riscos que a cidade enfrenta.
Ver essa foto no Instagram
O grande volume das chuvas causou a enchente do rio do centro, o que surpreendeu pedestres e motoristas que passavam pela região. As águas subiram rapidamente e com uma forte correnteza, o que arrastou carros e assustou moradores.
A situação é de grande preocupação e gerou uma manifestação do governador Cláudio Castro, que se manifestou por nota.
Estou em Barra Mansa com as agendas do Governo Presente no Médio Paraíba, mas atento aos danos que as chuvas estão causando em Petrópolis. Acabei de falar com o prefeito Rubens Bomtempo e orientei que parte dos secretários se desloquem para apoiar a população no que for preciso
Em decorrência dos danos causados pela chuva, a secretaria de educação suspendeu as aulas. A cidade está com abrigos abertos para receber a população que precisou abandonar suas casas.