Na última segunda-feira, dia 20 de julho, Roberto Guilhermino, de 41 anos, e Cícero Hilário, de 36 anos, foram homenageados pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa. Os dois homens receberam medalhas por conduta exemplar, após o caso em que foram humilhados pelo desembargador Eduardo Siqueira, quando os profissionais tentaram orientar o homem sobre o uso obrigatório da máscara de proteção facial, na praia de Santos.
Com poucas pessoas, por conta das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, a cerimônia de homenagem aconteceu no Salão Nobre do Palácio José Bonifácio, às 17 horas, com direito à divulgação e repercussão na mídia nacional.
Confira abaixo as fotos desse momento único mostrando as homenagens mais que merecidas aos guardas municipais.
O Secretário de Segurança Pública, o prefeito e outras autoridades também estiveram presentes na cerimônia de homenagens.
Felizes pelo reconhecimento do prefeito da cidade onde moram e trabalham, os guardas municipais agradeceram a honra recebida e aproveitaram também para agradecer ao carinho e apoio da população desde que o fato humilhante aconteceu.
Eles disseram ainda que têm muito orgulho da profissão e que buscam trabalhar com espírito humanitário e empatia, mas sempre buscando manter a ordem e o povo protegido.
Nas redes sociais, a notícia alegrou os internautas, ao comentarem que a homenagem foi mais do que justa e desejarem que o ocorrido sirva de exemplo para inibir pessoas de mesmo postura do desembargador a agirem. Outros disseram ainda que faltou o profissional em questão se retratar de tudo que disse no momento em que foi abordado pelo guardas.