A hemorragia gastrointestinal é um tipo de hemorragia que acomete o sistema digestivo podendo acontecer em qualquer altura do aparelho digestivo como o esôfago, o estômago ou o intestino. Ela pode se apresentar de forma aguda, quando é rápida e severa ou crônica acontecendo regularmente numa intensidade menor.
Homens são mais afetados do que as mulheres por esta condição, com o número de casos em homens sendo 100% mais frequentes, ou seja, para cada mulher com um caso de hemorragia gastrointestinal existem pelo menos dois casos em homens.
Este tipo de hemorragia é também mais comum na parte superior do sistema digestivo sendo que dois terços dos casos acontecem nesta região enquanto apenas um terço ocorre na região inferior do trato digestivo.
Todos os anos aproximadamente cem mil novos casos da hemorragia gastrointestinal são registrados nos Estados Unidos. Caso você suspeite que esta condição está te afetando, aqui vai uma série de sintomas que podem estar associados a esta doença:
- Fezes escuras;
- Sangue vermelho escuro ou brilhante nas fezes;
- Sangue vermelho brilhante no vômito;
- Vômito que parece com borra de café;
- Espasmos abdominais;
- Tontura;
- Cansaço;
- Palidez;
- Falta de ar;
- Fraqueza.
Quando a hemorragia gastrointestinal se apresenta na forma aguda ela pode evoluir para uma emergência médica que precisa de atenção imediata dos profissionais de saúde. Ela também apresenta alguns sintomas característicos como:
- Queda da pressão sanguínea;
- Diminuição ou ausência de micção;
- Aumento da frequência cardíaca;
- Perda da consciência.
Faça exames preventivos pelo menos uma vez ao ano. Caso venha enfrentando sintomas como os citados acima busque ajuda médica o mais rápido possível.