Você tem costume de partir o comprimido em pedaços para tentar fazer com que ele renda mais quando não o encontrou na medida certa nas farmácias? Então provavelmente você ainda não saiba que isso pode lhe trazer sérios problemas para sua saúde.
Isso porque, ao partir o comprimido ao meio ou em mais pedaços, além de não garantir que as partes tenham proporções iguais do princípio ativo do remédio anulando seus recursos e eficácia, ainda podem te fazer mal ou piorar seu estado de saúde.
fora isso, a grande maioria dos medicamentos são tem revestimento de uma fina película protetora para evitar que o remédio sofra modificações antes de chegar ao duodeno, com a ação no estômago, dessa forma se você cortar o comprimido acabará estragando essa tecnologia.
Outro ponto negativo diz respeito à forma como as pessoas irão guardar a metade que sobra do comprimido, pois a embalagem também é feita pensando em preservar de forma particular cada tipo de remédio e se abrir mão disso, o restante do remédio poderá causar danos à saúde.
Apesar de ser contraindicado cortar a medicação ou seja, dividir o comprimido, em raros casos isso poderá ser possível.
• Quando o médico orienta para que a medicação seja aumentada aos poucos.
• Quando o paciente precisa fazer o desmame, que é parar de tomar a medicação aos poucos, diminuindo a dosagem de forma fracionada e conforme indicação do médico.