A leucemia é um tipo de câncer que compromete o funcionamento normal da medula óssea, que fica dentro dos ossos e é o local do corpo responsável pela criação de células do sangue. A medida que a leucemia atinge a medula óssea, células saudáveis do sangue são gradualmente trocadas por células doentes.
O Instituto Nacional de Câncer informa que as estimativas indicam 10 mil novos casos de leucemia por ano somente no Brasil.
A hematologista Hatsumi Iwamoto explicou que é difícil apontar uma causa especifica causadora da leucemia, Segundo a especialista de saúde, são diversas os fatores que podem causar a leucemia, inclusive os genéticos. Existem vários tipos de leucemia, contudo, na maior parte das vezes, os pacientes não possuem nenhum fator considerado de risco, ou seja, a esmagadora maioria dos casos de leucemia não têm como serem evitados.
É importante ficar atento aos sinais da leucemia, pois, assim como quase todo o tipo de câncer, quanto mais cedo se diagnosticar a doença, maiores são as chances de recuperação e mais efetivo é o tratamento. Confira os principais sintomas da leucemia:
- Palidez;
- Cansaço;
- Febre;
- Aumento de gânglios;
- Infecções constantes;
- Hematomas;
- Sangramentos sem explicação;
- Aumento do baço e do fígado.
Ao perceber que você está desenvolvendo alguns destes sintomas, procure imediatamente um médico. A campanha Fevereiro Laranja é feita todo o mês de fevereiro para conscientizar a população sobre a leucemia, uma vez que apesar de ser uma doença de difícil prevenção, saber da doença o quanto antes pode salvar vidas.