Dores na região da mama são muito comuns entre as mulheres, ocorrendo em aproximadamente 70% da população feminina. Geralmente as dores na mama são frutos de alterações hormonais. Fique por dentro das principais causas da doença.
1. Início da puberdade
Meninas com idade entre 10 e 14 anos sofrem alterações hormonais em decorrência da puberdade. Nesta idade, as mamas começam a crescer, sendo comum a presença de dores na região das mamas.
2. TPM ou menstruação
Durante o período menstrual é comum que se aconteça a dor nas mamas, que geralmente vêm na forma de pontadas ou aumento da sensibilidade nos mamilos. Se a dor for intensa e durar mais do que quatro dias, a atenção médica pode ser necessária.
3. Menopausa
A menopausa é um processo natural em que o corpo da mulher passa por alterações hormonais e pode ser acompanhado pela sensação de dor ou queimação nas mamas.
4. Gravidez
As mamas costumam ficar mais sensíveis no período da gravidez. Estes sintomas são mais comuns no início e no fim da gravidez e decorrem do crescimento das glândulas mamárias que ocorre em preparação para a amamentação.
5. Amamentação
A amamentação provoca o endurecimento das mamas pois elas ficam inchadas com o leite e com o movimento da boca da criança nos mamilos. Se a dor é focalizada nos mamilos com a presença de ardor seus mamilos podem estar rachando.
Estes são apenas alguns sinais que devem ser levados em consideração, faça os exames preventivos e procure o ginecologista por pelo menos uma vez ao ano.