Ir ao ginecologista é um importante hábito que deve ser feito ao menos uma vez ao ano para se acompanhar a saúde dos órgãos reprodutivos, como a vagina e o útero. Exames como o papanicolau ajudam a prevenir o câncer de útero e a consulta com o ginecologista é indispensável para se afastar dúvidas a respeito de infecções sexualmente transmissíveis.
Quando ir ao ginecologista?
1. Menstruação atrasada
Se a sua menstruação atrasou mais de 2 meses e o teste de gravidez deu negativo você deve se consultar com o ginecologista pois isso pode indicar a presença de doenças como ovários policísticos ou endometriose.
2. Corrimento amarelo ou com mau cheiro
Se existe a ocorrência de forte mau cheiro, corrimento amarelado ou esverdeado, acompanhado ou não de dores e coceira, é importante visitar o ginecologista para que seja feito o diagnóstico e tratamento.
3. Dor durante a relação sexual
A dor durante a relação sexual pode estar relacionada a má lubrificação do canal vaginal, que por sua vez pode decorrer de várias situações diferentes, mas por segurança deve-se fazer a consulta com o ginecologista.
4. Sangramento fora da menstruação
Este sangramento pode ser normal caso ocorra em função da troca de anticoncepcionais ou após um exame papanicolau. Se a dor e o sangramento persistirem é aconselhável a consulta com o ginecologista.
5. Dor ao urinar
A dor ao urinar geralmente indica a presença de infecção urinária, que pode ser diagnosticada por um clínico geral. Se não for detectada a presença de infecção ou se o tratamento não for eficaz é necessário visitar o ginecologista.