As fortes chuva que vem atingindo o estado de São Paulo desde a madrugada deste domingo, dia 30 de janeiro, causou um gigantes estrago deixando mais de 500 famílias desabrigadas em cerca de 11 cidades do estado.
Até a tarde deste domingo, o governo do estado já confirmou que 19 pessoas perderam suas vidas devido às fortes chuvas. Os temporais causaram alagamentos, deslizamentos e diversos rios transbordaram em várias cidades.
Em meio a esta tragédia que atingiu São Paulo, o governador do estado, João Doria(PSDB) anunciou a liberação de uma verba emergencial para os municípios mais afetados pelas chuvas. O valor total liberado até o momento é de R$ 15 milhões de reais.
São 10 cidades que deve receber esta verba: Arujá, Francisco Morato, Embu das Artes, Franco da Rocha, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jaú, Capivari, Montemor e Rafard.
As 19 vítimas fatais foram contabilizadas em 7 cidades do estado. As cidades que mais sofreram e tiveram maiores números de vítimas foi: Várzea Paulista com 5 vítimas de uma mesma família que teve a casa atingida por um desmoronamento.
Em Embu das Artes, três pessoas da mesma família perderam a vida, também vítimas de uma deslizamento.
Em Franco da Rocha, quatro pessoas morreram e ainda há quatro pessoas desaparecidas. Em Francisco Morato quatro vítimas foram contabilizadas.
Nas cidades de Ribeirão Preto, Arujá e Jaú uma vítima em cada. As equipes de resgate ainda estão trabalhando no resgate de desaparecidos em Franco da Rocha.