É de total importância conhecermos nosso corpo para sabermos identificar quando este mostra sinais de que algo não vai bem com nossa saúde, como a parte íntima das mulheres por exemplo. Confira aqui abaixo os 7 sinais de alerta e não deixe de realizar suas consultas ginecológicas ao menos duas vezes ao ano.
1. Corrimento
O fluido que conhecemos popularmente como corrimento pode ser pegajoso, transparente, branco, se a cor for escura ou apresentar mau cheiro, o médico deve ser procurado o quanto antes.
2. Sangramento
Se surgir sangramento no momento da relação ou fora do ciclo menstrual procure seu médico para uma avaliação pois pode ser sinal de doença grave ou uma infecção.
3. Ressecamento
Caso você se sinta sempre ressecada na parte íntima, procure orientação de um profissional da saúde.
4. Coceira
Sua flora vaginal pode estar irritada, principalmente se você tem costume de usar calça muito apertada, se o problema persistir mesmo usando roupas mais leves, procure ajuda médica.
5. Odor
Odor forte na vagina é sinal de que algo não vai bem e você pode estar sendo acometida por bactérias na região ou doenças como a tricomoníase.
6. Amenorreia
A ausência de menstruação pode se dar por conta de uma gravidez ou menopausa, porém, se esse não for seu caso, busque orientação de seu médico.
7. Sangramento após a relação
Sangrar após o ato sexual não é normal e pode ser sinal de doença grave, procure seu médico para um diagnóstico preciso.