Todo mundo sente ansiedade, e este sentimento é parte natural da psicologia humana. A Ansiedade tem a mesma raiz que o medo e é uma forma de o corpo e a mente se preparem para mudanças futuras.
A ansiedade no entanto pode se transformar em um transtorno psicológico quando começa a afetar o andamento normal do dia-a-dia, ou seja, ela é considerada uma condição médica quando afeta o funcionamento normal do corpo e do pensamento.
A ansiedade pode ter sintomas físicos e isto acontece quando ela começa a fugir do controle e se intensificar. Confira a seguir uma lista de sintomas físicos que podem ser causados pela ansiedade.
1. Alteração do ritmo cardíaco
Altos níveis de estresse podem causar palpitações e aceleração do ritmo cardíaco. O coração é o órgão que mais responde às emoções e sua saúde e funcionamento são fortemente afetados pelo estado emocional.
2. Falta de ar
A falta de ar é um aspecto característico de crises de ansiedade muito intensas. A ansiedade altera o ritmo respiratório fazendo com que o pulmão não se encha por completo e o ar passe pouco tempo nos pulmões. Respirar fundo e controlar a respiração pode ajudar a acalmar uma crise de ansiedade.
3. Tontura
Como a respiração e o ritmo cardíaco são diretamente afetados por crises de ansiedade, elas podem diminuir o nível de oxigenação do corpo e geralmente o cérebro é o primeiro a ser afetado. A falta de oxigenação leva ao sentimento de vertigem e tontura.