Há quem resista a uma fatia de fígado bem temperado e com bastante cebola? Muitas pessoas são loucas por essa especiaria, enquanto outras detestam, e você gosta de carne de fígado? Acha que é um prato saudável?
Conforme alguns estudos divulgados em grande sites, a carne de fígado não é tão saudável como muitos pensam, isso porque, o órgão do animal tem as mesmas funções que o ser humano, ou seja o fígado é responsável por produzir a bile e processar as toxinas ingeridas em nossa alimentação diária.
Nutricionistas dizem ainda que se você é fã do fígado de boi, não deve radicalizar e nunca mais comer dele, mas é importante diminuir seu consumo. Confira aqui abaixo os motivos:
1. Colesterol
É no fígado que o colesterol de nosso organismo é produzido, por isso, a concentração dessa gordura ruim fica exatamente nele.
2. Toxinas
Outro fator preocupante é que nesse órgão as toxinas se processam.
3. Gravidez
Muitas mulheres não sabem que a ingesta do fígado deve ser evitada no primeiro trimestre gestacional, por conta da concentração alta de vitamina A, a qual pode provocar má formação no feto.
4. Piora a gota
Como esse órgão é rico em proteínas, quem sofre com ‘gota’ deve ficar longe dele.
5. Metais Pesados
Metais como chumbo, mercúrio e outros mais, são feitos em fabricas que ficam próximas de abatedores, o que faz com que alguns animais fiquem com o fígado fique sobrecarregado com esses metais pesados.