A sudorese noturna mais conhecida como suor noturno pode ser o sinal de que há algo de errado com a sua saúde.
Vale ressaltar que não se trata do suor de quando você está sob várias cobertas e de repente acorda molhado de tanto suar.
A sudorese noturna que pode ser o sintoma de uma doença grave acontece rotineiramente, há um aumento repentino da temperatura do corpo que causa suor excessivo.
Caso você esteja passando por esta situação e já acordou molhado de suor durante a noite, é preciso ficar atento ao seu estado de saúde, confira:
1 – Ansiedade e estresse
A ansiedade e o estresse colocam o indivíduo dentro de um quadro de preocupação excessiva e medo intenso. Dentro deste contexto o organismo libera adrenalina na corrente sanguínea o que pode ocasionar a sudorese noturna que vem associada a outros sinais como taquicardia.
2 – Diabetes
As pessoas que foram diagnosticadas com diabetes e estão fazendo o controle da doença com insulina, podem sofrer com a hipoglicemia durante a noite o que causa a sudorese noturna. Isso porque quando o organismo se depara com a hipoglicemia ele ativa mecanismo do corpo para compensar a falta de açúcar, como suor excessivo.
3 – Câncer
Alguns tipos de câncer, como por exemplo, a leucemia e o linfoma, provocam a sudorese noturna, além de outros sintomas. O suor noturno também pode ser um dos sinais dos tumores neuroendócrinas, como o tumor carcinoide.
4 – Infecções
O suor noturno também pode ser o sintoma de algumas infecções que não podem ser ignoradas, como por exemplo, tuberculose, endorcadite (infecção nas válvulas do coração), osteomielite (infecção nos ossos), HIV, abcesso pulmonar e Histoplasmose.
5 – Medicamentos
Alguns tipos de medicamentos, como antidepressivos podem ter como efeito colateral a sudorese noturna.
6 – Menopausa
Quando se fala em sudorese noturna o que vem primeiro na cabeça da maioria das pessoas é a menopausa que ficou conhecida pelas ondas de calor. A menopausa surge quando as mulheres deixam de ser férteis.
7 – Distúrbios do sono
Quem sofre com insônia e apneia, também sofrem com episódios de sudorese notura.