A tosse noturna pode atrapalhar o descanso e prejudicar sua produtividade, além da possibilidade de ser um indicativo de alguma condição pior como gripe ou resfriado. Se a tosse não vem acompanhada de outros sintomas é possível mitigá-la tomando alguns cuidados.
A tosse noturna acontece quando o organismo detecta a presença de corpos estranhos nas vias respiratórias. Ela pode ser muito cansativa e incomodar bastante, então, para que seja possível reduzir sua ocorrência existem algumas medidas que devem ser adotadas.
Confira a seguir uma lista de medidas que você pode tomar para acabar com a tosse noturna.
1. Hidratar a garganta
Manter uma garrafa d’água próxima a sua cama pode ser a medida mais simples e eficaz contra a tosse noturna. Beba a água sempre que a tosse aparecer e te acordar e ela irá desaparecer aos poucos. Outra alternativa é um chá ou leite morno adoçado com mel.
2. Limpe as vias aéreas
Respirar o vapor de água durante o banho ou fazer uma sessão de nebulização pode ajudar bastante a diminuir a tosse noturna. Experimente também limpar o nariz com um cotonete úmido para poder respirar livremente.
3. Umidifique o ar do seu quarto
Deixe um balde com água próximo a sua cama, perto do ventilador ou do ar condicionado. Outra opção é investir em um umidificador de ar. Você pode também molhar uma toalha e pendurá-la na cabeceira da cama. O importante é umidificar o ar antes de dormir.