A toxoplasmose ou doença do gato como é popularmente conhecida é uma doença desencadeada pela infecção pelo organismo parasitário Toxoplasma gondii (T. gondii). Os locais onde este parasita é comumente encontrado incluem as fezes do gato, água e alimentos mal cozidos que tenham sido contaminados.
Na maioria dos casos de infecção pelo Toxoplasma, a pessoa infectada não exibe sintomas mas se possui alguma imunodeficiência pode adoecer em decorrência da infecção. Outro caso em que a toxoplasmose se torna perigosa é quando a pessoa infectada trata-se de uma gestante. Contrair toxoplasmose na gravidez pode causar complicações graves à criança tais como dificuldade para respirar, tontura ou confusão mental.
A doença, além de ser transmitida pelo contato com fezes, água ou alimentos contaminados, pode ser passada de mãe para filho na gestação, mas isso só ocorre quando não são feitos o diagnóstico e tratamento adequados.
Confira a seguir os principais sintomas da toxoplasmose
Como dito anteriormente a infecção pode ser assintomática, mas caso haja uma queda na eficiência do sistema imunológico, o paciente pode exibir os seguintes sintomas:
- Ínguas pelo corpo, principalmente na região do pescoço;
- Febre;
- Dor muscular ou nas articulações;
- Cansaço;
- Dor de cabeça e de garganta;
- Manchas vermelhas pelo corpo;
- Dificuldade para enxergar.
O diagnóstico da toxoplasmose é feito através de exames de sangue que devem ser pedidos pelo infectologista ou clínico geral. O exame de sangue irá procurar por anticorpos IgG e IgM que são as defesas que o organismo produz para combater a infecção