A infecção no sangue é uma condição séria que pode levar a complicações severas caso não seja diagnosticada e tratada a tempo. Assim como tecidos e outros fluidos corporais, o sangue também está sujeito a infecções, causadas na maioria dos casos por fungos ou bactérias.
A sépse também é conhecida como infecção no sangue apresenta alguns sintomas característicos como febre alta, diminuição da pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos e náuseas. Quando esta infecção não é diagnosticada e tratada, pode se espalhar para outros órgãos e causar a falência desses órgãos.
A severidade da infecção depende do tipo de microorganismo presente na corrente sanguínea. Alguns são mais violentos e outros mais passivos, mas em todo o caso é imprescindível se fazer o tratamento para a eliminação da infecção.
A gravidade da infecção no sangue depende ainda da resposta imunológica do paciente, sendo que a condição é mais severa e mais frequente em pessoas que sofrem de imunodeficiência, recém-nascidos ou idosos.
Sintomas da infecção no sangue:
- Febre alta;
- Aumento da frequência respiratória;
- Diminuição da pressão arterial;
- Aumento da frequência dos batimentos cardíacos;
- Perda da memória ou confusão mental;
- Tontura;
- Fadiga;
- Calafrios;
- Vômito ou náusea;
- Confusão mental.
Tratamento indicado para o combate da infecção no sangue
O tratamento da infecção no sangue é feito por meio de remédios específicos que variam de acordo com o tipo de microorganismo causador da infecção. São usados antifúngicos para o combate a fungos e antibióticos para o combate a bactérias. Dependendo da gravidade do caso o paciente precisa ser tratado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), em um hospital.