A pneumonia é uma doença séria e portanto deve ser tratada com seriedade. Apesar de na atualidade existirem tratamentos para este mal, ignorar e não tratar a condição pode levar a sua complicação e até mesmo a morte.
Os sintomas de pneumonia podem aparecer progressivamente à medida que haja piora no quadro do paciente bem como de forma súbita. Seu aparecimento geralmente está associado a um enfraquecimento do sistema imunológico e a causa pode ser de origem viral, bacteriana ou até mesmo fúngica (causada por fungos).
A pneumonia pode ser confundida com uma gripe ou resfriado, a diferença é que ela apresenta sintomas mais severos e dura muito mais tempo, por isso é importante atentar caso esteja apresentando alguns dos sintomas a seguir por tempo prolongado.
Sintomas de pneumonia
- Dificuldade para respirar ou falta de ar;
- Respiração mais rápida que o normal;
- Febre acima de 38ºC;
- Tosse seca;
- Tosse com catarro esverdeado ou com sangue;
- Dor no peito;
- Suor noturno;
- Cansaço frequente ou dores musculares;
- Dor de cabeça constante.
É importante notar que estes sintomas podem variar de uma pessoa para outra dependendo da idade. Crianças e bebês não podem se expressar adequadamente por isso atente para inquietação, bem como sintomas característicos, sendo eles tremores, vômitos, diminuição do apetite e, e para os bebês, choro excessivo.
Para confirmar que a doença contraída é mesmo a pneumonia e iniciar o tratamento é necessária uma visita ao médico pneumologista ou ao clínico geral. Eles farão um levantamento dos sintomas e um exame de raio-x comprobatório.