A cidade de Brumadinho, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, está debaixo d’água devido as fortes chuvas que castigam várias regiões de Minas Gerais.
Após quase três anos do rompimento da barragem da ‘Mina do Córrego de Feijão’, da ‘Vale’, que ceifou mais de 270 vidas, Brumadinho volta a sofrer com outra tragédia. O Rio Paraopeba que corta a cidade de Brumadinho transbordou e inundou vários bairros da cidade. A água contaminada pelos rejeitos da barragem da ‘Vale’ invadiu dezenas de residências e o centro onde estão a maioria dos estabelecimentos comerciais da cidade.
O Rio Paraopeba começou a subir de maneira rápida, a Defesa Civil de Brumadinho ajudou a retirar as famílias das áreas mais baixas da cidade.
Ainda segundo a Defesa Civil, foram atingidos pelo transbordamento do rio os bairros Canto do Rio, Centro, São Conrado, Cohab e Progresso I. Áreas rurais e diversos povoados estão completamente alagados.
Todos os desabrigados e desalojados foram levados para uma escola da cidade. Os vídeos que circulam nas redes sociais mostra o tamanho do estrago, o dono de um supermercado relatou que seu prejuízo passa de 500 mil reais. Confira:
Imagens feitas na madrugada deste domingo (9/1) mostram gôndolas de supermercado debaixo d'água em Brumadinho pic.twitter.com/tZbJnm4h1h
— Estado de Minas (@em_com) January 9, 2022
Brumadinho MG pede socorro. A cidade está inundada pelo Rio Paraopeba. pic.twitter.com/3JNWX0mFEK
— FAMA IN FOCO (@famainfoco) January 10, 2022
Um dos vídeos que causou muita comoção mostra uma família carregando um caixão pela linha de trem para realizar o sepultamento, com as ruas tomadas pela água, este era o único caminho para chegar até o cemitério da cidade. Confira:
Para fazer doações ou se voluntariar, basta ir até a Secretaria de Desenvolvimento Social na Rua Aristides Passos, 147, no centro de Brumadinho.