A região de Capitólio é muito famosa pelo Lago de Furnas que banham a cidade e pelos cânions que atraem turistas de todo o Brasil. A cidade inteira depende do turismo que cresce neste período do verão. Um grupo de 34 turistas que vieram da Baixada Santista estavam justamente aproveitando o dia no local.
Eles escaparam por pouquíssimo tempo da tragédia que vitimou 10 pessoas de diversas cidades. O grupo encerrou o passeio que estavam fazendo cerca de 15 minutos antes da queda do paredão. O colapso do paredão de rocha aconteceu por volta das 12h30.
A queda atingiu cerca de 4 embarcações que estavam nas imediações do local da queda. O agente de viagens, Thiago Souto, que estava com o grupo de turistas, saiu do local para levar os banhistas para almoçar. Foi quando eles descobriram o que tinha acontecido há poucos minutos.
Em relato feito ao G1, Thiago Souto conta que encerrar o passeio naquele momento para levar o grupo para almoçar foi um verdadeiro “livramento”. Ele ainda conta que em pouco tempo, tanto ele como o grupo que ele estava conduzindo começaram a receber ligações preocupadas dos familiares.
Minutos antes do ocorrido, a gente tinha passado por lá. Você ver que acabou não presenciando, não vivendo aquilo, de certa forma é um alívio. Foi um livramento”
Apesar de revelar o alívio que sentiu por terem ido embora momentos antes, a tristeza e a preocupação foram inevitáveis já que muitos colegas de profissão estavam no local com outros turistas.