Triste descoberta: Bebê é infectado pela covid-19 ainda no ventre de sua mãe

Foi descoberto e comprovado, pela primeira vez, que a mãe pode transmitir o coronavírus para o seu bebê, mesmo se ainda estiver grávida.

Foi divulgado pela revista “Nature”, na última terça-feira, dia 14 de julho, uma nova descoberta sobre o novo coronavírus.

Segundo a matéria, foi relatado o primeiro caso comprovado, em que um bebê contraiu o novo coronavírus através de sua mãe, enquanto ainda estava dentro de sua barriga.

A jovem mãe de 23 anos de idade, foi internada no dia 24 de março, com sintomas do novo coronavírus, a gestante estava com febre e tosse, e já estava em seu terceiro trimestre de gestação.

Após a internação da jovem mãe, o teste para o Covid-19 foi feito, onde foi comprovada a doença. Após três dias de internação, o bebê, ainda no ventre, apresentou sintomas de mal-estar.

Foi necessário fazer uma cesariana de emergência, para que o feto pudesse sobreviver. A mãe teve que tomar anestesia geral e isso acabou afetando o bebê. A criança nasceu com 2,540 kg e foi direto para a UTI do hospital, onde precisou ser entubado.

Este foi o primeiro caso, em que foi realmente comprovado que o coronavírus conseguiu ser transmitido para o feto, mesmo ainda estando dentro da barriga.

No estudo mostra que o Covid-19 conseguiu atravessar a placenta e com isso provocou uma infecção antes do nascimento. O bebê teve como consequência uma inflamação no cérebro, após alguns dias de seu nascimento, a qual é uma das manifestações apresentadas por pessoas adultas que contraíram o vírus.

Em depoimento para o “The Guardian”, a médica, Daniele De Luca, relatou que os médicos precisam estar cientes nesses casos, mesmo não sendo algo comum, isso pode acontecer: “Infelizmente, não há dúvida sobre a transmissão neste caso”.

A partir do líquido extraído do pulmão do recém-nascido e também do exame de sangue que foi feito, foi comprovado a existência do vírus no organismo. Enquanto isso, foi descartado uma infecção viral provocada por fungos e bactérias.

Compartilhe esta matéria com seus amigos e veja o que eles pensam sobre o assunto!

 

Escrito por

Millena Carvalho

Estudante de Letras, apaixonada pela vida e pela arte. Comprometida com a seriedade em repassar informações verídicas e que enriqueça o conhecimento de nossos leitores.