O refluxo gastroesofágico é uma condição do sistema digestivo que pode atingir de 12 a 20 por cento dos brasileiros conforme informações compartilhadas por entidades que estudam este tipo de condição.
Este mal conhecido como refluxo gastroesofágico trata-se da incapacidade do corpo de manter o conteúdo estomacal dentro do estômago, fazendo com que ele volte para o esôfago que é a conexão entre a boca e o aparelho digestivo.
Na parte do corpo popularmente conhecida como boca do estômago existe um esfíncter, uma espécie de válvula que normalmente impede que o que passa do esôfago para o estômago faça o caminho contrário.
Uma disfunção nesta válvula pode ocasionar a condição do refluxo gastroesofágico onde além dos alimentos ingeridos voltam também o suco gástrico e biliar liberados para a digestão, causando queimaduras químicas no esôfago devido ao seu teor ácido.
Para tratar o refluxo gástrico pode-se fazer o uso de fármacos e remédios industrializados que têm efeitos colaterais. Entre os remédios comumente utilizados podemos citar o omeprazol e ranitidina.
Outra opção é fazer o uso de um xarope totalmente natural à base de babosa que pode aliviar os sintomas sem os efeitos colaterais dos medicamentos farmacológicos. confira a receita:
Ingredientes:
- 3 a 5 folhas de babosa dependendo do tamanho – é necessário 1 metro da planta
- ½ kg de mel de abelhas puro
- 3 colheres (sopa) de uma bebida destilada (aguardente, cachaça, vodka ou whisky)
Modo de preparo:
Lave bem as folhas de babosa e retire os espinhos laterais usando uma faca. Bata todos os ingredientes no liquidificador e aguarde dois dias para fazer o uso do xarope. Use sempre antes de dormir e quando sentir desconforto estomacal.