Você já ouviu falar que quando há algo de errado acontecendo com seu organismo ele passa a te dar sinais de que precisa de ajuda? Pois bem, estes sinais ou alertas são conhecidos como sintomas que você jamais deve ignorar.
Se você sente uma forte dor na boca do estômago com frequência você pode ter uma úlcera gástrica pois este é o principal sintoma desta doença que atinge milhares de pessoas por todo o Brasil.
A dor da úlcera aparece mais comumente entre as refeições ou à noite e de forma geral não é aliviada por remédios comuns para azia e má digestão, tais como o sal de frutas por exemplo.
A úlcera trata-se de uma ferida que aparece no estômago causando a dor. Quando comemos o estômago libera o suco digestivo que é uma substância ácida que ao entrar em contato com as feridas causa ainda mais dor pois provoca irritações e inflamação no local da ferida.
A bactéria H. pylori, quando presente no estômago, costuma ser a principal causadora das úlceras, muito embora seja possível que elas sejam causadas por estresse ou até mesmo pelo uso de anti-inflamatórios.
Entre os principais sintomas da úlcera gástrica podemos citar:
- Sensação constante de estômago inchado;
- Náuseas e vômitos;
- Dor e queimação na garganta ou no meio do peito;
- Mal-estar geral;
- Perda de peso sem razão aparente;
- Fezes escuras ou avermelhadas.
Para tratar a úlcera é preciso fazer o uso de medicamentos antiácidos mais fortes tais como o Omeprazol e ou Lanzoprazol, e se for confirmada através de exames a presença da bactéria H. pylori, será necessário também que se faça o uso de antibióticos.