Algumas das principais alterações incluem um caroço ou nódulo no peito, ou na axila, contudo os especialistas deixam um alerta para um sintoma bastante preocupante que pode aparecer na pele.
Em um artigo que foi divulgado na publicação científica NEJM, os médicos da India deram explicações sobre o caso de um homem de 65 anos de idade que apresentou-se em uma clínica de dermatologia em Jhajjar.
O homem relatou que havia experienciado um espessamento ou espécie de fibrose da pele sobre o lado esquerdo de seu peito e em seu braço esquerdo. De acordo com o que foi dito por ele, isso já estava ocorrendo há cerca de 7 meses, mas ele não sentia nenhum tipo de dor.
Os médicos o examinaram e descobriram que a pele do lado esquerdo do peito e do mamilo esquerdo era esclerótica. Os médicos também acharam múltiplos nódulos eritematosos localizados no braço esquerdo e encontraram a presença de um linfedema no braço esquerdo e um linfadenopatia na axila do lado esquerdo.
Os médicos realizaram uma biópsia de pele que mostrou a presença de um carcinoma metastático. O câncer de mama primário acontece no momento em que ainda não espalhou-se além da mama ou dos gânglios linfáticos.
O câncer de mama não é apenas uma doença e há diversos tipos. Os especialistas atribuíram as questões de pele um carcinoma ‘en cuirasse’, uma maneira rara de uma metástase cutânea de tumor na mama que ocasiona uma fibrose extensa na pele.
O paciente foi levado para uma especialização de oncologia, precisando ser submetido a uma quimioterapia paliativa. Isso pode tornar-se difícil de ser diagnosticado, pois diversas vezes pode ser confundido com algumas outras condições de pele.